Dúvidas (FAQ)

Os cursos são reconhecidos pelo MEC?

A Universidade Cândido Mendes é regularmente credenciada pelo Ministério da Educação – MEC, através da Portaria de Credenciamento EaD n° 918, de 16/08/2017, publicada no Diário Oficial da União (D.O.U) em 17/08/2017.

Assim, é importante salientar que nossos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu (todos credenciados pelo MEC), possuem validade em todo o território nacional.

O que é Ensino à Distância (EaD)?

EaD é a sigla para “Educação à Distância” ou “Ensino à Distância”, com horários e turnos de estudos flexíveis e preço acessível. É uma modalidade de ensino que vem ganhando muito espaço, por acompanhar as evoluções tecnológicas, a atualização de informações e a disponibilização de conhecimentos a qualquer hora e em todo lugar.

O Decreto no 2494 de 10 de fevereiro de 1998, define Educação à Distância como “uma forma de ensino que possibilita a autoaprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou continuados e veiculados pelos diversos meios de comunicação”.

Atualmente, prover Educação a Distância não é mais uma questão associada ao futuro e sim algo muito presente na vida de todas as pessoas e organizações. O modelo pedagógico educacional proposto pela ESPG – Escola Superior de Pós-Graduação alia a construção de conhecimentos adequados e metodologicamente formatados, associados ao uso de tecnologia adequada, voltados para o melhor aproveitamento e aprendizado de seus alunos.

Através dessa nova tecnologia educacional, é possível ter acesso aos mais diversos conteúdos e matérias, em um ambiente de aprendizagem que envolve a participação ativa dos alunos, promovendo o desenvolvimento de atividades e práticas educacionais.

Os cursos ministrados através de EaD – Educação à Distância, também permitem uma combinação eficaz de estudo e trabalho, garantindo a permanência do aluno em seu próprio ambiente, seja ele profissional ou familiar. O aluno passa a ser ativo em sua construção do conhecimento e faz com que o processo de aprendizagem se desenvolva no mesmo ambiente habitual, alcançando assim uma formação em contato direto com a atividade profissional que se deseja aperfeiçoar. Os alunos se utilizam da tecnologia educacional para chegar até as informações que lhes são úteis no crescimento pessoal e profissional, desenvolvendo sua criatividade e senso crítico.

Não existem barreiras para educar à distância, mas é importante que se entenda o EAD como uma dimensão pedagógica que contém em seu desenvolvimento formas de trabalho que se constituem em diferentes práticas pedagógicas.

Quais são as vantagens da Educação a Distância?

A Educação à Distância – EaD apresenta muitas vantagens, sendo que muitas estão relacionadas à própria concretização de seus objetivos e à abertura, flexibilidade, eficácia, formação permanente e personalizada, além da economia de recursos financeiros. Outras vantagens são:

  • Aulas preparadas e ministradas por docentes mestres e doutores;
  • Mesma qualidade, validade e diploma dos cursos presenciais;
  • Cursos reconhecidos pelo MEC;
  • Material didático de alta qualidade;
  • O estudante poderá administrar seus estudos e cumprir a grade curricular nos dias e nos horários que escolher;
  • Melhor planejamento financeiro, com mensalidades com preços justos e sem despesas diárias de transporte e alimentação;
  • Aulas ministradas 100% pela internet, permitindo que você estude onde e quando quiser;
  • Plataforma de ensino estruturada para um aprendizado prático, eficaz e eficiente;
  • Os conteúdos das matérias ficam disponíveis para programar e rever quantas vezes quiser;
  • Os alunos tem a possibilidade de buscar informações por conta própria, desenvolvendo a autonomia e senso crítico.

Qual é a diferença entre pós-graduação, especialização, MBA e mestrado

Especialização, MBA e Mestrado são modalidades de pós-graduação. No Brasil a pós-graduação se organiza em:

LATO SENSU: Cursos voltados à prática profissional, com vistas á formação de especialistas em determinadas sub-áreas da ciência, tecnologia ou arte, em conformidade com as demandas do mundo do trabalho. Enquadram-se nesta modalidade os cursos de Especialização, MBA/CBA e Residência, todos conduzindo ao Título de Especialista. MBA é a sigla, em inglês, para Master in Business Administration, ou, em português, mestre em Administração de Negócios. Traduzindo, MBA é um curso de formação de executivos, nas diversas disciplinas da Administração, ou seja, estuda-se Marketing, Finanças, RH, Contabilidade etc. Já CBA é a sigla, em inglês, para Certificating Business Administration ou, em português, Administração de Empresas Certificadoras. Para ter o título CBA é necessário primeiro, ter o MBA.

STRICTO SENSU: Cursos voltados à pesquisa em determinadas áreas da ciência, tecnologia ou arte. Além de preparar pesquisadores, a pós-graduação stricto sensu pode preparar docentes para a Educação Superior ou profissionais de alto nível para determinados segmentos da economia. Os cursos de stricto sensu conduzem ao título de Mestre (mestrado profissional ou mestrado acadêmico) ou de Doutor (doutorado).

O que muda se compararmos a Educação à Distância com a Educação Presencial?

Muda a maneira de aprendizado, onde na educação presencial o local é fixo, o horário é determinado e o professor sempre presente, enquanto que na EaD é ao contrário, o professor é só para esclarecimento de dúvidas e o aluno pode estudar em qualquer lugar e no horário que preferir.

Que formação é necessária para ingressar fazer um curso de Pós-graduação?

O candidato deverá possuir formação em nível superior, obtida em curso superior sequencial de formação específica ou curso de graduação (tecnologia, bacharelado ou licenciatura), presencial ou à distância, devidamente autorizado ou reconhecido pelo MEC.

Como ocorre a construção do conhecimento em EaD e qual a diferença em relação às aulas presenciais?

A construção do conhecimento ocorre através do material didático em EaD. Um dos aspectos fundamentais na construção do planejamento e logística dos cursos EaD, é sem dúvida a validação do material didático a ser utilizado pelos alunos, compondo, junto aos recursos tecnológicos de interação pedagógica, a interface entre os atores sociais envolvidos no processo – alunos, professores e tutores – assim como entre estes e o conhecimento, o material didático assume um papel de suma importância. Ele é o instrumento para o diálogo entre o professor e o aluno. Por isso, ele deve ser um material mais bem elaborado e planejado, enquanto que na educação permanente isso não ocorre devido a sempre presença do professor em sala de aula.

Quais são os 10 mandamentos de um aluno em um curso na modalidade de EaD?

  1. Ter acesso à internet e endereço eletrônico;
  2. Ter habilidade e disposição para operar um computador, com conhecimentos básicos de informática;
  3. Ter vontade de aprender colaborativamente, interagindo e participando do processo ensino-aprendizagem;
  4. Ter um comportamento compatível e interessado nos assuntos apresentados;
  5. Ser organizado e disciplinado, planejando e objetivando seu tempo, de forma a facilitar sua participação em cada matéria, bem como suas revisões e exercícios;
  6. Ter vontade e compromisso para realizar as coisas no seu devido tempo, anotando suas obrigações e cumprindo-as;
  7. Deve ter curiosidade, criatividade e abertura para inovações, aceitando novas ideias, pesquisando novas informações e inovando sempre;
  8. Deve ser flexível, adaptando-se a cada situação que surgir;
  9. Deve ser objetivo e comunicar-se de forma clara, breve e transparente;
  10. Deve responsabilizar-se por seu próprio aprendizado e ter consciência de que ele é o construtor de seu próprio conhecimento.

Como saber se o aluno é realmente quem esta fazendo as tarefas ou participando do curso?

Na verdade esta é uma pergunta contundente entre educadores prestes a fazer uso de EaD. No entanto, este é um assunto que também preocupa educadores na modalidade tradicional de ensino. Por exemplo, como o docente sabe que foi o próprio aluno que completou a tarefa ou que desenvolveu o conteúdo para a apresentação de seminário ou trabalhos e até mesmo do TCC? Essas dúvidas, na verdade, sempre existirá independente da modalidade de ensino, seja ela virtual ou presencial. Na modalidade tradicional de ensino há meios de checagem através de documentos de identificação de alunos. Em grupos pequenos de alunos a veracidade de informações torna-se mais fácil por conta do docente ter condições de conhecer o aluno, sua personalidade e seu estilo de construção de conhecimento. Nos cursos virtuais, esta veracidade de informação é possível através do próprio aproveitamento do aluno dentro do ambiente virtual de aprendizagem e através do acompanhamento do seu modo de aprendizagem e avaliações. Mas lembre-se: o aluno é o gestor de seu tempo, do seu conhecimento e do desejo de progredir e de se desenvolver, com ética e responsabilidade!

Qual o conteúdo dos cursos e como eles foram desenvolvidos para atender minhas necessidades profissionais?

Todos os nossos cursos de Pós Graduação são desenvolvidos com um foco Exclusivo: adequar-se ao seu estilo de vida para que você possa estudar onde e quando quiser sem precisar sair do conforto de sua casa. Toda temática que você irá estuda é elaborada por Mestres e Doutores de influencia no mercado de trabalho em cada área, e aplicável nos mais diversos temas da atualidade e pensados e desenvolvidos para torná-lo um profissional apto a atender as atuais exigência de mercado. Você tem toda a liberdade para gerenciar seu próprio tempo e planejar seus estudos.  Ao longo do curso você terá contato com um conteúdo rico, podendo estudar com ou sem internet do computador, tablet ou celular através do portal do aluno.

Qual a metodologia de ensino utilizada para os cursos de pós-graduação a distância?

A metodologia de educação a distância foi desenvolvida para que diferentes pessoas tenham acesso aos cursos de Pós-Graduação e Qualificação Profissional, primando pela qualidade no processo de aprendizagem e suporte acadêmico contínuo. Os cursos são realizados com base no material didático (e-books e videoaulas) e com o suporte por meio do Portal do Aluno. O livro em PDF estará disponível para download e as videoaulas poderão ser assistidas através da internet pelo computador, tablet ou celular do aluno (vídeo-streaming).

O que é e quem pode fazer pós-graduação?

Denomina-se Pós-Graduação os cursos destinados a estudantes que já possuem uma graduação universitária. Essa modalidade permite que o estudante se especialize em uma determinada área e adquira um elevado grau de competência científica ou técnico-profissional. Ressalta-se que para poder realizar um curso de pós-graduação o estudante precisa do diploma universitário.

Os cursos de pós-graduação a distância EaD possuem certificado?

Sim. Os alunos que concluírem todos os requisitos do curso poderão solicitar o certificado de conclusão, conforme resolução CNE/CES nº 01 de 06 de abril de 2018. Com o TCC finalizado (devidamente aprovado com nota mínima de 7 (sete) e tendo obtido aprovação com nota mínima de 6 (seis) em todas as AVD disponíveis no curso) e cumprido todos os requisitos obrigatórios,  o certificado será emitido pela Universidade Cândido Mendes em até 120 dias.

Qual a validade do Certificado de Conclusão de um curso de Pós-Graduação à distância?

Quanto a validade do Certificado de Conclusão, fique tranquilo! A Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996 prevê que todo diploma de nível superior, tem a mesma validade, independente se o curso é ofertado EAD ou presencial. Todo o curso será executado de forma Simples e Eficiente. O que de fato interessa é que você adquira conhecimento para ser um diferencial na sua vida profissional. Com conteúdo atualizado e entendível, fica fácil garantir uma vaga no mercado de trabalho.

Qual é o material didático incluso no curso de pós-graduação EaD?

O aluno recebe acesso ao conteúdo completo no formato de videoaulas online e livros eletrônicos no formato PDF (Portable Document File). Os livros em PDF podem ser lidos ou impressos em qualquer computador que tenha instalado o Adobe® Reader® ou outro software para leitura de arquivos PDF.

O que são videoaulas e o que é necessário para assistir?

Videoaulas são aulas gravadas em formato de vídeo, utilizando recursos multimídia para oferecer o melhor da tecnologia para o aprendizado.

Configurações recomendadas para o computador:

  • Processador 2.33GHz ou superior.
  • Memória RAM 1Gb para Windows XP, 1 Gb para Windows Vista ou superior.
  • Placa de vídeo de 128 Mb off-board ou on-board
  • HD com 10 Gb livres
  • Monitor com resolução 1024×728 pixels.

Configurações de software:

  • Windows 7 , Vista ou superior com as atualizações mais recentes instaladas.
  • Google Chrome, Firefox , Edge ou superiores.

Conexão de internet:

  • Conexão de banda larga igual ou superior a 1 MBps para uma melhor visualização dos vídeos.

Posso baixar as videoaulas?

Não. As videoaulas são distribuídas com tecnologia de streaming de vídeo. Esta restrição é necessária para que sejam mantidos os direitos autorais sobre as videoaulas disponibilizadas. Entretanto, as videoaulas poderão ser assistidas por qualquer meio (computador, tablet ou celular) quantas vezes o aluno desejar para facilitar seu aprendizado.

Como é a organização acadêmica do curso de pós-graduação a distância EAD?

O curso de Pós-Graduação é dividido em aproximadamente 4 (quatro) módulos, com duração média de 4 (quatro) meses cada um, com aproximadamente 8 a 15 disciplinas, sendo avaliados por prova online (AVD) e mais a realização do TCC.

Sou formado em Curso Superior de Tecnologia. Posso fazer pós-graduação?

Sim, é importante ressaltar que Cursos na modalidade de Tecnologia conferem o grau de tecnólogo e são cursos superiores, portanto, os formados podem prosseguir seus estudos em nível de pós-graduação lato sensu ou stricto sensu.

Quem são os professores que ministram as aulas dos cursos de pós-graduação?

O corpo docente que ministra as aulas dos cursos de pós-graduação da Universidade Candido Mendes – UCAM, é formado por doutores, mestres e especialistas, todos com sólida formação acadêmica nas mais renomadas instituições brasileiras e estrangeiras, bem como com significativa experiência no mercado de trabalho ou na pesquisa e docência, o que é fundamental para o êxito dos estudos pós-graduados

Candidatos que ainda não possuem o diploma podem se inscrever?

Sim, desde que apresentem em caráter provisório a Certidão de Colação de Grau ou Declaração de Conclusão de Curso (fotocópia autenticada) e Histórico Escolar (fotocópia autenticada). A fotocópia autenticada do Diploma deverá substituir a documentação provisória antes da finalização das disciplinas

Posso fazer pós-graduação em uma área diferente da minha graduação?

Sim, pode. Essa prática é comum na pós-graduação, contudo, é preciso estar ciente que o que habilita ao exercício de uma profissão é a graduação. A pós-graduação não irá autorizar ninguém a exercer funções que dependam de habilitação adquirida no curso de graduação. Por exemplo, um enfermeiro que fizer pós-graduação na área de Psicologia enriquecerá seu currículo, aprofundará seus conhecimentos relativos à Psicologia e poderá ser um bom pesquisador na área, mas não poderá, em hipótese alguma, desenvolver atividades privativas da profissão de psicólogo. Possuir uma pós-graduação em área distinta da graduação é um diferencial competitivo no mercado de trabalho.

Fiz uma Pós-Graduação em outra Faculdade e gostaria de eliminar as disciplinas afins, como faço?

Infelizmente não fazemos convalidação de disciplinas, entendemos que mesmo que o aluno tenha cursado o mesmo conteúdo em outra instituição, revisitar a matéria sob uma nova abordagem permite a ampliação do conhecimento e uma visão mais crítica do tema abordado.

O Certificado de Conclusão de Curso oferecido pela UCAM – Universidade Cândido Mendes é válido para progressão salarial no Plano de Cargos e Salários do órgão onde trabalho?

Os certificados dão aos alunos todos os direitos dos detentores dos títulos de especialização lato sensu, tais como progressões e gratificações previstas nos diversos planos de carreira da área pública. Investigue se o seu órgão empregador possui Plano de Cargos e Salários (PCS) e se há a possibilidade de progressão funcional.

É possível ingressar pelo FIES para os cursos oferecidos pela UCAM/ESPG?

Devido o EaD ser uma modalidade de ensino de valor mais acessível, não existe a liberação do FIES para nenhuma instituição de ensino nesta modalidade. Entretanto, os cursos proporcionados pela UCAM / ESPG  possuem os mais baixos custos do mercado e devido serem feitos corporativamente através da empresa, organização ou instituição em que o aluno trabalha ou é associado, podem ter bolsas de estudo ou serem parcial ou integralmente subvencionados pelas mesmas.

Qual é o período de inscrição?

As inscrições podem ocorrer a qualquer momento. Para se matricular nos cursos de Pós-Graduação da  UCAM/ESPG não há necessidade de formação de turmas e não existe períodos de matrículas. Elas podem ser feitas a qualquer momento e os curso também começam a partir da inscrição e confirmação do pagamento da taxa de matrícula. Faça sua inscrição diretamente no nosso site.

Existe taxa de matrícula?

Sim. A taxa de matrícula existe e pode ser paga através de boleto bancário emitido pela UCAM  ou através de cartão de crédito ou deposito bancário se necessário. Assim que o sistema reconhecer o pagamento do boleto ou sermos informados pelo cartão de crédito, o portal do aluno é liberado e você já poderá iniciar seus estudos!

Com a matrícula realizada, como faço para acessar o curso?

Após a confirmação do pagamento da taxa de matricula e  efetivação da matrícula no curso de Pós-Graduação, o aluno recebe em seu e-mail o Login e a senha de acesso ao Portal AVA. O conteúdo online estará disponível no portal AVA de acordo com andamento do curso.

Não recebi meu login e senha, o que devo fazer?

Sempre que a matrícula é liberada, um e-mail é enviado ao aluno com login e senha. O aluno terá acesso ao Portal do Aluno em até 48 horas após a liberação de sua matrícula. Algumas ferramentas de e-mail encaminham a nossa mensagem direto para a caixa de Lixo Eletrônico (ou SPAM). Verifique esta pasta para ver se recebeu os seus dados de acesso. Caso não tenha recebido o e-mail após este prazo, entre em contato através do e-mail coordenacao@espg.com.br .

Como terei que estudar?

Sabemos que o aluno é o próprio “GESTOR” de seu conhecimento, cabendo ao mesmo a responsabilidade de organizar seu tempo e planejar seus estudos, conforme as exigências da Universidade. Neste sentido, o aluno realizará as atividades estudando a distância, escolhendo o melhor local e tempo e utilizando para isso a plataforma on-line denominada “Portal do Aluno” e disponibilizada pela Instituição, por meio da qual também deverá realizar as Avaliações Digitais (AVDs).

É possível fazer troca de curso?

O aluno poderá mudar o curso isento de taxa uma única vez para outro curso da mesma categoria (MBA ou PED), dentro do prazo máximo de 60 dias corridos, a partir da data de pagamento da taxa de inscrição, sendo aproveitado todas as parcelas quitadas, avaliações, disciplinas aprovadas, documentações, etc.

Caso o aluno queira fazer nova mudança de curso após este prazo ou após ter feito uma primeira mudança, não existe possibilidade de trocar de curso gratuitamente. Neste caso, o aluno deverá adquirir uma segunda pós-graduação, mediante ao pagamento de 50% (cinquenta por cento) do valor de curso escolhido (essa opção não encerra o primeiro curso, apenas possibilita que o aluno realize um segundo curso com preço promocional).

.

Quanto tempo posso prorrogar meu curso de pós-graduação sem perdê-lo?

O aluno possui 24 (vinte e quatro) meses para a finalização do curso. Após este período o mesmo é jubilado, não sendo permitida a conclusão do curso e posterior emissão do certificado

Os casos especiais, quando solicitados, serão levados à coordenação geral, que poderá prorrogar o curso, se atendidos os requisitos legais.

Qual é a nota mínima para aprovação?

O aluno deverá obter nota igual ou superior a 06 (seis) para aprovação nas avaliações à distância (AVD) e de nota mínima de 07 (sete) para aprovação no trabalho de conclusão de curso (TCC). O aluno que não obtiver nota igual ou superior ao exigido, deverá realizar uma nova avaliação (mediante o pagamento de taxa equivalente, se houver).

É exigida elaboração de trabalho de conclusão de curso - TCC?

O TCC deve ser realizado sob a forma de um Artigo Científico ou Monografia, que deverá ser confeccionado conforme as normas da ABNT e as orientações transmitidas na disciplina METODOLOGIA DA PESQUISA E DO TRABALHO CIENTÍFICO, bem como todas aquelas contidas nas orientações disponibilizadas no Portal do aluno no MANUAL DO TCC e nas DISPOSIÇÕES GERAIS PARA O TCC.

Quantas páginas são necessárias para o desenvolvimento do TCC?

O TCC, quando Artigo, deverá ter entre 10 a 20 laudas textuais, além das páginas normatizadas pela ABNT. Quando Monografia, o TCC deverá conter de 20 a 35 laudas, e deverá conter os seguintes elementos: Capa, Folha de Rosto, Resumo, Introdução, Palavras-chave, Desenvolvimento, conclusão e Referências. Vide MANUAL DO TCC e DISPOSIÇÕES GERAIS PARA O TCC disponibilizados no Portal do Aluno.

Como devo fazer o referencial teórico do meu TCC?

O aluno deverá dialogar as suas ideias com, no mínimo, as ideias de três autores acadêmicos. A pesquisa deverá ser sempre feita em sites acadêmicos como o www.scielo.br, Google acadêmico, entre outros, e em livros científicos, pois trata-se de um trabalho acadêmico (Artigo científico) e como tal necessita de cientificidade (rigor científico).

O TCC poderá ser uma Monografia?

Sim. O TCC poderá ser um Artigo Científico ou uma Monografia e deverá conter os seguintes elementos: Capa, Folha de Rosto, Resumo, Introdução, Palavras-chave, Desenvolvimento, conclusão e Referências.

É possível eu concluir o curso em 6 meses?

Sim, na maioria dos cursos ofertados pela UCAM / ESPG é possível concluir em um prazo de 6 meses, porém, este tempo depende exclusivamente do próprio aluno, pois é necessário que todos os requisitos obrigatórios sejam concluídos em menos tempo, tais como: entregar as documentações (autenticadas em cartório), efetuar todos os pagamentos do curso e ser aprovado em todas as disciplinas com nota superior a 6 pontos e no TCC, com nota superior a 7 pontos.

É permitido o cancelamento do curso após matriculado?

É permitido o cancelamento do curso, sem multa e com a restituição de valores, em até sete dias após o pagamento da taxa de inscrição, ou no caso de a mesma ser isenta para o curso em que foi matriculado, em até sete dias após a data de sua matricula ter sido efetivada. Após este prazo o cancelamento pode ser realizado, mas não haverá a restituição dos valores pagos, será exigido o pagamento de multa contratual.

É possível fazer o trancamento do curso?

Para fazer o trancamento do curso, o acadêmico deverá estar em dia com os pagamentos das mensalidades e pagar a taxa de trancamento no valor de R$120,00 (cento e vinte reais).

O curso permanecerá trancado por até 6 meses, quando o aluno, que não reativar sua matricula será jubilado.

Só será permitido 1 (um) trancamento durante o curso.

Fale Conosco

Fale conosco através do nosso e-mail contato@espg.com.br ou através de nossos outros canais de relacionamento.

Fale Conosco