A Educação a Distância em busca de uma nova cultura de aprendizagem

Por 10 de março de 2019Brasil, Educação

Apesar das dificuldades, as instituições, que já incorporaram esta nova modalidade, devem continuar se preocupando com a qualidade e credibilidade da Educação a Distância (EaD) investindo na formação de professores e melhorando os seus ambientes virtuais de aprendizagem apoiados nas Tecnologias de Informação e Comunicação.

A EaD possibilita mudanças no âmbito da educação, bem como um novo ambiente de ensino-aprendizagem que busca a produção do conhecimento e a autoaprendizagem, autoformação para possibilitar o desenvolvimento da autonomia, do sujeito aprendiz.

O ensino nessa modalidade deve ter o compromisso com a questão da autonomia do sujeito, promover a criatividade, sendo essencial instigar a investigação e a criticidade, para desenvolver capacidades de saber pensar, aprender a aprender e produzir novos conhecimentos em uma comunidade virtual de aprendizagem, por meio de ambientes abertos. Também é fundamental estimular a argumentação e contra-argumentação, transformar o conhecimento em sabedoria e manter o rigor metodológico utilizando o conhecimento científico em todo o processo educacional do EAD.

Nessa nova cultura, cabe a professor e alunos reaprender o tempo todo. Aprender a deixar que os alunos aprendam e estes cada vez mais terem a autonomia de serem autodidatas e construtores do seu modo de aprender. São muitos os avanços significativos da legislação em EaD, mas os avanços devem ser medidos pelas práticas de superação de valores e atitudes dando significado a maneira de fazer Educação a Distância tanto do ponto de vista do professor quanto do aluno.

A Educação a Distância com o passar do tempo e conforme sua modalidade de ensino for se solidificando e ganhando respeito pela Sociedade da Informação e do Conhecimento contribuirá cada vez mais para a formação de um aluno cada vez mais autodidata: um aluno capaz de cooperar para o aprendizado de todo o grupo de que faz parte, ensinando, colaborando, estimulando, perguntado, respondendo. O grande desafio da EaD é fazer funcionar a inteligência coletiva, que resulta da soma das competências de cada um do grupo.

Instituições de vanguarda já estão neste processo de evolução, está aí as universidades de EaD que mostram a toda a uma sociedade o quanto é possível chegar e ainda o tanto quanto temos ainda que nos adaptar e desenvolver. Refiro-me a professores, alunos e a toda uma sociedade que ainda não está preparada para estas mudanças, no entanto, alguém tem que começar. E com certeza, essa aceitação não ocorre com a mesma rapidez que as tecnologias e as novas maneiras de ensino-aprendizagem evoluem.

Uma forma de encarar essas mudanças e interiorizar a cultura da aprendizagem, é repensá-la em vez de repeti-la, desmontá-la peça por peça para depois construí-la.

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