FAQ

Ensino a Distância

EaD é a sigla para “Educação à Distância” ou “Ensino à Distância”, com horários e turnos de estudos flexíveis e preço acessível. É uma modalidade de ensino que vem ganhando muito espaço, por acompanhar as evoluções tecnológicas, a atualização de informações e a disponibilização de conhecimentos a qualquer hora e em todo lugar.

O Decreto no 2494 de 10 de fevereiro de 1998, define Educação à Distância como “uma forma de ensino que possibilita a autoaprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizados isoladamente ou continuados e veiculados pelos diversos meios de comunicação”.

Atualmente, prover Educação a Distância não é mais uma questão associada ao futuro e sim algo muito presente na vida de todas as pessoas e organizações. O modelo pedagógico educacional proposto pela ESPG – Escola Superior de Pós-Graduação alia a construção de conhecimentos adequados e metodologicamente formatados, associados ao uso de tecnologia adequada, voltados para o melhor aproveitamento e aprendizado de seus alunos.

Através dessa nova tecnologia educacional, é possível ter acesso aos mais diversos conteúdos e matérias, em um ambiente de aprendizagem que envolve a participação ativa dos alunos, promovendo o desenvolvimento de atividades e práticas educacionais.

Os cursos ministrados através de EaD – Educação à Distância, também permitem uma combinação eficaz de estudo e trabalho, garantindo a permanência do aluno em seu próprio ambiente, seja ele profissional ou familiar. O aluno passa a ser ativo em sua construção do conhecimento e faz com que o processo de aprendizagem se desenvolva no mesmo ambiente habitual, alcançando assim uma formação em contato direto com a atividade profissional que se deseja aperfeiçoar. Os alunos se utilizam da tecnologia educacional para chegar até as informações que lhes são úteis no crescimento pessoal e profissional, desenvolvendo sua criatividade e senso crítico.

Não existem barreiras para educar à distância, mas é importante que se entenda o EAD como uma dimensão pedagógica que contém em seu desenvolvimento formas de trabalho que se constituem em diferentes práticas pedagógicas.

A educação à distância – EaD apresenta muitas vantagens, sendo que muitas estão relacionadas à própria concretização de seus objetivos e à abertura, flexibilidade, eficácia, formação permanente e personalizada, além da economia de recursos financeiros. Outras vantagens são:

  • Aulas preparadas e ministradas por docentes mestres e doutores;
  • Mesma qualidade, validade e diploma dos cursos presenciais;
  • Cursos reconhecidos pelo MEC;
  • Material didático de alta qualidade;
  • O estudante poderá administrar seus estudos e cumprir a grade curricular nos dias e nos horários que escolher;
  • Melhor planejamento financeiro, com mensalidades com preços justos e sem despesas diárias de transporte e alimentação;
  • Aulas ministradas 100% pela internet, permitindo que você estude onde e quando quiser;
  • Plataforma de ensino estruturada para um aprendizado prático, eficaz e eficiente;
  • Os conteúdos das matérias ficam disponíveis para programar e rever quantas vezes quiser;
  • Os alunos tem a possibilidade de buscar informações por conta própria, desenvolvendo a autonomia e senso crítico.

Muda a maneira de aprendizado, onde na educação presencial o local é fixo, o horário é determinado e o professor sempre presente, enquanto que na EaD é ao contrário, o professor é só para esclarecimento de dúvidas.

A construção do conhecimento ocorre através do material didático em EaD. Um dos aspectos fundamentais na construção do planejamento e logística dos cursos EaD, é sem dúvida a validação do material didático a ser utilizado pelos alunos, compondo, junto aos recursos tecnológicos de interação pedagógica, a interface entre os atores sociais envolvidos no processo – alunos, professores e tutores – assim como entre estes e o conhecimento, o material didático assume um papel de suma importância. Ele é o instrumento para o diálogo entre o professor e o aluno. Por isso, ele deve ser um material mais bem elaborado e planejado, enquanto que na educação permanente isso não ocorre devido a sempre presença do professor em sala de aula.

O curso de pós-graduação à distância (modalidade EaD) possui a mesma validade de um curso de pós-graduação presencial. A instituição de ensino deve ser devidamente cadastrada no MEC e seus cursos reconhecidos. Quanto ao diploma, não existe diferenciação, isso é, o estudante graduado em um curso EaD terá o mesmo diploma de um estudante de um curso presencial.

Na verdade esta é uma pergunta contundente entre educadores prestes a fazer uso de EaD. No entanto, este é um assunto que também preocupa educadores na modalidade tradicional de ensino. Por exemplo, como o docente sabe que foi o próprio aluno que completou a tarefa ou que desenvolveu o conteúdo para a apresentação de seminário ou trabalhos e até mesmo do TCC? Essas dúvidas, na verdade, sempre existirá independente da modalidade de ensino, seja ela virtual ou presencial. Na modalidade tradicional de ensino há meios de checagem através de documentos de identificação de alunos. Em grupos pequenos de alunos a veracidade de informações torna-se mais fácil por conta do docente ter condições de conhecer o aluno, sua personalidade e seu estilo de construção de conhecimento. Nos cursos virtuais, esta veracidade de informação é possível através do próprio aproveitamento do aluno dentro do ambiente virtual de aprendizagem e através do acompanhamento do seu modo de aprendizagem e avaliações.

Como Funciona?

Denomina-se Pós-Graduação os cursos destinados a estudantes que já possuem uma graduação universitária. Essa modalidade permite que o estudante se especialize em uma determinada área e adquira um elevado grau de competência científica ou técnico- profissional. Ressalta-se que para poder realizar um curso de pós-graduação o estudante precisa do diploma universitário.

A ESPG – Escola Superior de Pós-Graduação tem uma metodologia unificada para um ensino dinâmico de qualidade, possibilitando que o estudante compreenda o conteúdo com mais facilidade. Conta com várias ferramentas, como vídeos de curta duração e fácil entendimento, material no formato pdf, área para o estudante fazer anotações virtualmente e Quiz com questões no modelo ENADE para testar o conhecimento.

O aluno possui um canal direto com nossa Central de Atendimento, onde professores estão disponíveis para atender seu questionamento e responder através de e-mail em até 48hrs.

Nossa metodologia de ensino é focada no estudante e em suas necessidades, estimulando constantemente sua participação como parte do processo de ensinar e aprender. Ela valoriza a autonomia cognitiva, proporcionando competências capazes de formar um estudante mais crítico. O resultado é um aprendizado mais rápido, prático e eficaz, apoiado por uma plataforma totalmente didática, com ferramentas como vídeo aulas, web-conferências, apostilas, fóruns e pesquisa na internet.

Devido o EaD ser uma modalidade de ensino de valor mais acessível, não existe a liberação do FIES para nenhuma instituição de ensino nesta modalidade. Entretanto, os cursos proporcionados pela ESPG – Escola Superior de Pós-Graduação possuem os mais baixos custos do mercado e devido serem feitos corporativamente através da empresa, organização ou instituição em que o aluno trabalha ou é associado, podem ter bolsas de estudo ou serem parcial ou integralmente subvencionados pelas mesmas.

No ambiente virtual o aluno terá a sua disposição todo o material escrito, vídeo-aulas e referências para ajuda-lo a desenvolver as matérias. Os Chats e Fóruns oferecidos terão horários agendados de acordo com a disponibilidade da turma e dos professores.

Em todos os cursos de EAD da ESPG – Escola Superior de Pós-Graduação e da Universidade Candido Mendes, o material é disponibilizado no site no formato “.pdf” de forma fácil, para que o aluno possa imprimir e estudar. Além do material didático utilizado para as matérias, são indicados vários outros materiais através da Área do Aluno, para que o aluno se aprofunde nas suas pesquisas e diversifique seus conhecimentos.

Todas as nossas aulas podem ser assistidas em 100kbps, o que proporciona o acesso de alunos que não contam com conexão de banda larga. Temos também, centenas de alunos que estudam usando dispositivos 3G ou 4G. Apesar da flexibilidade proporcionada por nosso ambiente de estudos, recomendamos o acesso por meio de uma boa conexão. No contrato dos cursos, consta o detalhamento de hardware, software e conexão mais indicados.

Sobre os Cursos

Especialização, MBA e Mestrado são modalidades de Pós-Graduação. No Brasil a Pós- Graduação se organiza em:

LATO SENSU: Cursos voltados à prática profissional, com vistas à formação de especialistas em determinadas sub-áreas da ciência, tecnologia ou arte, em conformidade com as demandas do mundo do trabalho. Enquadram-se nesta modalidade os cursos de Especialização, MBA/CBA e Residência, todos conduzindo ao Título de Especialista. MBA é a sigla, em inglês, para Master in Business Administration, ou, em português, Mestre em Administração de Negócios. Traduzindo, MBA é um curso de formação de executivos, nas diversas disciplinas da Administração, ou seja, estuda-se Marketing, Finanças, RH, Contabilidade etc. Já CBA é a sigla, em inglês, para Certificating Business Administration ou, em português, Administração de Empresas Certificadoras. Para ter o título CBA é necessário primeiro, ter o MBA.

STRICTO SENSU: Cursos voltados à pesquisa em determinadas áreas da ciência, tecnologia ou arte. Além de preparar pesquisadores, a Pós-Graduação Stricto Sensu pode preparar docentes para a Educação Superior ou profissionais de alto nível para determinados segmentos da economia. Os cursos de Stricto Sensu conduzem ao título de Mestre (mestrado profissional ou mestrado acadêmico) ou de Doutor (doutorado).

Sabemos que o aluno é o próprio GESTOR de seu conhecimento, cabendo ao mesmo a responsabilidade de organizar seu tempo e planejar seus estudos, conforme as exigências da Universidade. Na modalidade On-line de cursos de Pós-Graduação, os estudos são desenvolvidos a distância, sem que o aluno precise sair de sua residência para participar de atividades presenciais e não depende de formação de turma.

A maior parte dos cursos de pós-graduação e MBA oferecidos pela ESPG – Escola Superior de Pós-Graduação possuem carga horária total de 420 horas, sendo 360 para o desenvolvimento dos conteúdos programáticos e 60 para orientação e elaboração dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Os cursos de Especialização possuem carga horária mínima de 180 horas. Os cursos de atualização e extensão são cursos de curta duração, possuindo carga horária de 8 a 40 horas cada módulo.

Você terá os canais no AVA (Área Virtual do Aluno) para sanar suas dúvidas, as quais serão respondidas em até 2 dias úteis.

Os cursos EAD são muito flexíveis, em relação ao horário e ao local, mas, para que o aluno possa desenvolver melhor suas atividades, recomendamos que sejam dedicados pelo menos 6 horas de estudos semanais.

A UCAM / ESPG conta com um corpo docente formado por doutores, mestres e especialistas, todos com sólida formação acadêmica nas mais renomadas instituições brasileiras e estrangeiras; bem como, com significativa experiência no mercado de trabalho ou na pesquisa e docência, o que é fundamental para o êxito dos estudos de pós-graduados.

O aluno deverá obter nota igual ou superior a 50% para aprovação nas avaliações e 70% no TCC. O aluno que não obtiver nota igual ou superior a 05 pontos nas avaliações e 07 pontos no TCC, deverá realizar uma recuperação.

Inscrições

As inscrições podem ocorrer a qualquer momento. Sabemos que o aluno é o próprio GESTOR de seu conhecimento, cabendo ao mesmo a responsabilidade de organizar seu tempo e planejar seus estudos, conforme as exigências da Universidade. Portanto ele pode iniciar um curso  qualquer momento, conforme suas necessidades e disponibilidade.

O candidato deverá possuir formação em nível superior, obtida em curso superior sequencial de formação específica ou curso de graduação (tecnologia, bacharelado ou licenciatura), presencial ou à distância, devidamente autorizado ou reconhecido pelo poder concedente.

Sim, desde que apresentem em caráter provisório a Certidão de Colação de Grau ou Declaração de Conclusão de Curso (fotocópia autenticada) e Histórico Escolar (fotocópia autenticada). A fotocópia autenticada do Diploma deverá substituir a documentação provisória antes da finalização das disciplinas.

Entre no site da sua empresa, instituição ou organização da qual faz parte e a ESPG – Escola Superior de Pós-Graduação fez convênio e preencha a ficha de pré-inscrição no curso escolhido, preenchendo com os dados solicitados e com o número do cupom de desconto oferecido. Após aprovada sua inscrição pela instituição e pela ESPG, será enviado um e-mail para o endereço fornecido e serão solicitados os documentos e dados adicionais, que serão remetidos pela nossa secretaria para a UCAM – Universidade Cândido Mendes, onde será aberto um processo oficial e será em seguida enviado uma senha para acesso ao curso escolhido.